domingo, 9 de junho de 2013

TRIBUTO A ANDRÉ MEGRE (Publicado no JORNAL "O NORTE FLUMINENSE - 10/06/2013)

TRIBUTO A ANDRÉ MEGRE
                                                                             Vera Maria Viana Borges

Um grande nome da música contemporânea parte para a eternidade. Nosso dileto e querido amigo André Megre foi se juntar às estrelas do Céu. O sorriso simpático e franco cativava a todos. A seriedade, a perseverança e o dinamismo eram constantes na trajetória terrena do astro que no último primeiro de junho voou para junto de DEUS. E lá junto à Corte Celeste por certo estará executando os mais belos cânticos, magníficos hinos em contato direto com a musicalidade maior dos Anjos e dos Santos, na presença inefável do Eterno Senhor e Criador. E o Céu está em festa. Grande festa! Integrando o imenso coral, contemplando a Excelsa e Eterna Beleza estão a sorridente e feliz Zezé Santinha que lá chegou recentemente e a VÓ ZITA, outra santa, seu ANJO PROTETOR e também de todos os alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin onde exerceu as atividades profissionais por várias décadas e era chamada carinhosamente de Vó Zita.  Avó de todos. Um anjo de ternura. Avó sensível, esposa dedicada e mãe carinhosa. Sua grande amiga e companheira de todas as horas.
A notícia do falecimento do André veio trazer-nos muita angústia. Encheu nossa querida Bom Jesus de muita tristeza e grande dor.  Desolou-nos!
Mal posso conter a emoção de reviver os dias de nosso passado quando tive a grata alegria de ser sua professora de Português por quatro anos. E, que aluno maravilhoso! O aluno superou a mestra. Na Escola nas mais diversas comemorações eu costumava tocar acordeão e anos após ele me confidenciou que aquelas modestas apresentações o incentivaram  para que ele se dedicasse àquele instrumento. Exímio em tudo que fazia. 
Contou cotidianamente com uma fada real,  uma mulher guerreira, a mãe extremada que não esmoreceu um minuto sequer nos seus quarenta e um anos de vida. Ela o acompanhou em todos os momentos... Nas enfermidades, nas dores, nas tristezas e nas alegrias. Eles estudaram Inglês e falavam esta segunda língua com fluência. Ela participou com o amado filho de todos os coros em todos os eventos a que ele comparecia. Doou-se por inteiro. Exerceu dignamente com muito louvor o  dever materno.  Quando estava cursando a Faculdade de MUSICOTERAPIA ele perdeu a visão e ele tudo fazia com sua inteligência peregrina e com os olhos da mamãe Sandra. ELA o acompanhou em todos os momentos. Não enxergava mas o Pai Todo Poderoso o privilegiou com inúmeros dons e os dedos de ouro dedilhavam e debulhavam o teclado com maestria.
Sua vida foi dedicada à Música, a mais sublime das artes. Mestre dos Acordes, Mestre da Sensibilidade que sempre nos encantou com louvores ao Divino Pai e em cerimônias várias. Senti-mo-nos orgulhosos de sua nobreza de caráter, da perfeita execução das mais belas e sensíveis melodias, de sua amizade, de seu carinho, do carisma, do positivismo, da coragem, do desprendimento, elevando tantos corações através da Arte que imbuída em seu ser já fazia parte de sua personalidade. Sempre mereceu cumprimentos pelo seu modo de ser,  pela sua maneira de viver.  O ilustre  e insigne cultor da Música, espírito envolto em perene encantamento, de temperamento afável, sempre solícito, bom filho, sincero amigo, muito contribuiu no terreno sócio-artístico-cultural-religioso do Vale do Itabapoana. Sua lembrança ficará e em nossos corações haverá de permanecer . Recebeu merecida honraria da Secretaria de Cultura do Município de Bom Jesus do Itabapoana, através da Professora Maria José Martins na “VI NOITE DE CULTURA E ARTE”, da qual foi PATRONO e tudo o que ocorreu na ocasião foi dedicado a ele. A Convite do Departamento de Cultura tive a elevada HONRA de ser escolhida para lhe fazer a homenagem. Foram momentos notáveis, inesquecíveis e eternos. Só poderemos vivê-los em flashes de doces recordações.
Agradeço ao Criador Supremo do Universo, pela sua vida, pela pessoa tão especial que ele foi, por tê-lo colocado em nosso caminho, dádiva por excelência, pois um amigo leal não tem preço e nada se iguala ao seu valor. Agradeço por tudo de maravilhoso que nos proporcionou. Aos seus pais,  à sua irmã, familiares e amigos  um forte e sentido abraço pela sua partida e que Jesus e Sua Santa Mãe possam abençoá-los em momento tão difícil. Que Deus, Nosso Senhor, o tenha em Seu Reino de Glórias e de LUZ! Descanse em paz, querido André! 
Eis pois  o nosso tributo a André Megre, não aquele que ele merece mas aquele que está ao nosso alcance prestar em reconhecimento do seu talento e sobretudo pelo amor acendrado à Cultura e à Arte.
O artista não morre, ele se transforma e se encanta. Partindo deixa suas pegadas, deixa sua marca registrada em sua obra. 
André, o notável e talentoso instrumentista, possuidor do excepcional dom de dirigir cantores com grandeza de estilo e versatilidade, animou, deu vida, fez vibrar o povo de Deus a cada Celebração da Santíssima Eucaristia em que participava. Seus acordes e sua voz forte e grave ressoam em nossos ouvidos e em nossas lembranças. O ECO dos maviosos sons permanecerá indelével em nossas memórias para sempre.