VEM AÍ O CARNAVAL!
Vera Maria Viana Borges
Vem aí o Carnaval! A maior festa popular do país tem ritmo para todos os gostos. A bateria é o combustível para todas as pessoas que desfilam e atualmente o TRIO ELÉTRICO arrebata multidões. Chega-se a dizer: “Atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu”. Os Antigos Carnavais eram de confetes, serpentinas, de ingênuas marchinhas, marchas-ranchos, sambas-canções, frevos e sambinhas animados. Eram carnavais de belas fantasias: odaliscas, colombinas, pierrôs, arlequins e baianas. Como esquecer o frevo EVOCAÇÃO composto por Nelson Ferreira? Tornou-se execução obrigatória em qualquer festa carnavalesca e, mesmo nos dias atuais, é comum encontrar-se grupos de foliões cantando animadamente a uma só voz: Felinto, Pedro Salgado, / Guilherme, Fenelon, / Cadê teus blocos famosos! / Blocos das Flores, Andaluzas, / Pirilampos, Apôis Fum/ dos carnavais saudosos?!
Nestes dias que antecedem o carnaval temos vivido momentos difíceis. Com a popularização das redes sociais e dos aplicativos para dispositivos móveis, a informação nos chega em tempo real, está cada vez mais ágil e as notícias nem sempre são as melhores, são estarrecedoras. Se ligamos o rádio ou a televisão, abrimos jornais ou revistas, só ouvimos falar de crise, de corrupção, de desmandos, de desgovernos. Uma nuvem negra está cobrindo o Brasil. O Estado do Espírito Santo, tão belo e promissor está vivendo horrores. Cidades sem policiamento devido a uma paralisação dos Policiais Militares. Cidades invadidas por bandidos, com arrastões e depredações. Pessoas presas em lojas, shoppings e restaurantes. Ônibus queimados, tiroteios e em cinco dias já há recorde de homicídios. Noites de terror. Moradores assistindo impotentes de suas janelas do alto dos prédios, os saques e os assaltos. Pior ainda para os que moram em casas, para os comerciantes e para os que precisam se locomover para maiores necessidades e têm que atravessar o fogo cruzado. Comércio, Escolas, Bancos, tudo fechado. É uma tremenda desordem. CAOS TOTAL!!! O Governo Federal enviou as FORÇAS ARMADAS para VITÓRIA. E o resto do Espírito Santo, e o resto do Brasil? A população se tornou refém da bandidagem. As pessoas engaioladas em casa e os bandidos soltos. O cidadão decente aprisionado e o bandido livre para o que der e vier. Triste a situação de uma senhora que chorava por não ter o que servir no café da manhã de suas crianças. Quantos necessitando de médicos, hospitais e outros serviços? Por outro lado vemos o sofrido empresário brasileiro, aquele que batalha, comprando e vendendo. Vende fiado, toma prejuízo, luta para sustentar a família. Quem vai arcar com os danos daquele que acorda cedo porque tem que honrar os compromissos e paga IPTU, IPVA, IR, ICMS, PIS, Cofins, INSS, FGTS e mais outras letras combinadas, abastecendo os cofres públicos e talvez sustentando o luxo de alguns políticos corruptos.
Neste clima angustiante, não há como fugir e passar despercebida toda esta problemática. Que o Divino Espírito Santo ilumine nossos governantes para que solucionem em paz e harmonia todos estes embates. Desconheço o autor, mas achei muito interessante para este momento de crise o pequeno texto que encontrei no Facebook: “Um Estado tão lindo chamado ESPÍRITO SANTO se apega com FÉ Naquele que é Santo e torce para que o nome de sua capital seja a resposta de nossas orações: VITÓRIA!” Que tudo se esclareça e seja resolvido com diálogo, sem mortes (mesmo porque isto já houve demais), guerras, tiroteios e invasões. Pedimos a Deus para dar SABEDORIA e discernimento aos representantes do Poder Público, às famílias e Policiais do Estado do Espírito Santo. Haja mais PAZ e mais AMOR.
Que essa onda de violência passe e tudo volte ao normal e a vida possa seguir tranquila. Que o CARNAVAL transcorra na mais perfeita ordem e que seja somente: Alegria! Alegria! Que os foliões brinquem com moderação. Muitos deles passam quatro dias entorpecidos pelo álcool, numa falsa alegria que só termina na quarta-feira de Cinzas e estes nem aproveitam a festa. Outros, graças a Deus a maioria, têm limites e se contagiam com as músicas, com as brincadeiras, com os Blocos e Escolas de Samba.
Carnaval vem do latim “carnelevament” mudado depois em “carnevale”. Diz-se que o carnaval teve origem no Egito, mais de dois mil anos antes de Cristo. Segundo alguns autores ele foi inspirado nos rituais das festas de Ísis e em honra de Dionísios, na Grécia. A primeira música, especialmente composta para o carnaval foi “Ô ABRE ALAS”, de Chiquinha Gonzaga, em 1899: “Ô abre alas/ Que eu quero passar/ Ô abre alas/ Que eu quero passar/ Eu sou da lira/ Não posso negar/ Eu sou da lira/ Não posso negar/ Ô abre alas/ Que eu quero passar/ Ô abre alas/ Que eu quero passar/ Rosa de Ouro/ É que vai ganhar/ Rosa de Ouro/ É que vai ganhar...” Foi composta para o cordão carnavalesco “ROSA de OURO”, assim chamado pelo presente enviado pelo Papa Leão XIII à Princesa Isabel, pela promulgação da Lei Áurea. “Ô Abre Alas é a composição mais conhecida de Chiquinha, e a de maior sucesso. Ela a compôs aos cinquenta e dois anos e já era avó. Entre os anos 1901 e 1910 foi grande sucesso nos carnavais.
Em Bom Jesus temos magníficas lembranças de ditosos e saudosos carnavais. Aguardamos com ansiedade e muita expectativa a edição de 2017. Este reinado momesco promete. O ilustre SECRETÁRIO DE CULTURA, TURISMO E URBANISMO de nosso Município, o nosso Artista Maior, Raul Travassos, nos conclama: “O Carnaval é um sentimento que emana do povo. Não são os governantes que o fazem existir. Nós é que o fazemos!!! E podemos fazê-lo com entusiasmo e bom gosto, sem gastar dinheiro.” E, ele prossegue: “Não temos verbas para fazer um grande Carnaval mas temos espírito saudável de alegria suficiente o bastante para que ele exista! A maior festa cultural, popular do planeta. Vamos todos juntos tentar resgatá-la em Bom Jesus. Vamos fazer um CARNAVAL DA FAMÍLIA BONJESUENSE!!! PARTICIPE!” Ele já nos encantou tantas e tantas vezes, neste eu confio. Nas mãos do RAUL, SUCESSO GARANTIDO!!!
A nuvem negra vai passar. Somos uma nação privilegiada. Temos uma alma fecunda que se agiganta nos momentos mais difíceis. Nossa Terra nasceu sob o signo da CRUZ, nosso primeiro nome foi “Terra de Santa Cruz” e ela se prima pela exuberância da natureza e o encanto do seu povo. Não podemos negar, temos muitos problemas, mas somos fortes, naquela Primeira Missa celebrada em nosso solo muitas bênçãos foram derramadas. Somos uma nação cujo “DEUS É O SENHOR”. “O Senhor é nossa força e nossa proteção.”
BOM CARNAVAL!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário