quarta-feira, 4 de outubro de 2017

IX NOITE DE CULTURA E ARTE (Publicado no Jornal O NORTE FLUMINENSE - 29 de setembro de 2017)


IX  NOITE  DE  CULTURA  E  ARTE
                                                                                                    Vera Maria Viana Borges
              Aconteceu em maio de 1998. As luzes, cores, perfumes daquela encantadora noite acompanhar-me-ão com certeza, para todo o sempre. Chego a duvidar haver merecido tal honraria. Honra demasiada para uma pessoa tão modesta e tão simples.  Diante de tantos e tão grandiosos artistas, não poderia jamais imaginar fosse eu a homenageada de tão importante evento. Só posso atribuir tal merecimento a Deus, porque creio todas as minhas ações são movidas pelo SEU SANTO ESPÍRITO. E, também creio, Ele estava abençoando a talentosa Maria José Martins, Diretora do Departamento de Cultura.
           Maria José Martins iniciou a apresentação dizendo: “As emoções começam a aflorar. Os artistas numa doação sublime trarão aos presentes suas artes, através dos dons que lhes foram outorgados por Deus. E, a exemplo dos anos anteriores, esta IX NOITE DE CULTURA E ARTE também terá o seu Patrono. Já homenageamos grandes talentos da nossa querida Bom Jesus, dedicando inteiramente as NOITES DE CULTURA E ARTE àqueles que se desdobram em favor das artes e da cultura. E para patronear esta IX NOITE DE CULTURA E ARTE não foi difícil encontrar a pessoa indicada, mesmo porque esta terra é um autêntico celeiro de valores.
             Seus feitos, sua vida, suas obras apontam para que esta fosse a indicada. Nossa homenageada é uma apaixonada pelas artes. Literatura, música e pintura não lhe saem da mente e nem do coração. Desde a infância se envolve literalmente com as artes.  Continuou discorrendo  sobre toda a minha biografia e concluiu: “A Música para ela é mais que algo de intenso valor; compositora das mais apuradas e como prova podemos citar o Hino do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo, Rosas de Rosal e muitas outras composições. A nossa homenageada, pertence a várias entidades culturais brasileiras e internacionais. É participante de várias Antologias. É autora de - Malu, Circunstâncias, Trilhas Poéticas, De-Veras... Di-Versos..., Trajetórias, Enquanto Houver Tempo, Deixe Cristo Renascer! e outras obras. Fundadora, editora e redatora de ASTROS & ESTROS - Boletim que muito me honra receber. Qualidades por certo não lhe faltarão para hoje subir neste palco. Em simples palavras sintetizamos a vida de um Patrimônio Cultural  das Terras do Senhor Bom Jesus.
               Para o aplauso de todos, patroneia esta IX NOITE DE CULTURA E ARTE a querida VERA MARIA VIANA BORGES. Vera, esteja certa, esta IX NOITE DE CULTURA E ARTE é inteiramente dedicada a VOCÊ.”
             Transcrita a seguir, matéria do Jornal- A VOZ DO VALE - Direção Geral de Tarciso Marques de Souza, nascido em  Fortaleza, vindo para o Rio de Janeiro, onde por quarenta anos dirigiu o "SEMANÁRIO DE COPACABANA"; residiu em Bom Jesus por alguns anos, período em que registrava todos os acontecimentos  de nossa  cidade através da imprensa, sua paixão maior: “Feliz a cidade que faz da cultura o seu instrumento de integração. Mais uma Noite de encantamento, de entretenimento e de emoção, certamente uma noite memorável. Com estas palavras extremamente objetivas e pertinentes, a Prof.ª Maria José Martins, abriu a IX Noite de Cultura e Arte, de Bom Jesus do Itabapoana. O amplo salão do Aero Clube de Bom Jesus, já estava completamente lotado. Superlotado seria mais próprio, já que o grande número de cadeiras sequer atendeu a metade dos presentes. Impossível nomear as personalidades de destaque da cultura de Bom Jesus e municípios cincunvizinhos. O que se constata é que a cada ano, maior é a freqüência dos fiéis cultores da cultura a atestar o nível que cresce a cada realização deste que é, sem sombra de dúvida o maior evento artístico e cultural de todo o Vale do Itabapoana. Prova evidente de que cultura é um dom inerente à condição do homem, independente de nível social ou econômico.
                       A IX Noite de Cultura e Arte teve início com bela apresentação do Coral "Amantes da Arte" que interpretou com maestria diversos números de música popular. Em seguida, a Prof.ª Maria José Martins apresentou o perfil biográfico da grande homenageada da Noite, a poetisa, literata, compositora, artista plástica e excepcional  figura humana: Vera Maria Viana Borges, que foi conduzida ao palco pelo Prefeito Carlos Garcia e Primeira Dama Maria José Garcia. Bonjesuense, nascida em Rosal, Vera Viana é um patrimônio cultural e motivo de orgulho para Bom Jesus. Sensível, como o são os verdadeiros artistas, Vera Viana não conseguiu conter a emoção ao agradecer sua escolha para patronear a IX Noite de Cultura e Arte. Já estava às lágrimas quando o Prefeito lhe fez a entrega da Placa de Prata alusiva. Várias outras homenagens foram prestadas a Vera Viana por entidades culturais e de ensino.
                            A programação da festa teve sequência com a apresentação de grupos diversos. Alunas da Escola Municipal Ottilia Vieira Campos, magistralmente dirigidas pela  Prof.ª Maria Bernadeth Vicente, apresentaram um número de Dança Clássica. Depois da apresentação da Escola Municipal Anacleto José Borges, foi a vez do CIEP "Dona Carmita" que apresentou um sensacional número que teve como tema: "Brasil: 500 Anos", produzido pelo Prof. Pedro Salim Júnior, que foi muito aplaudido pelo público. O Colégio Benedita Bulhões apresentou o seu número de arte com CBB Dance. A música tema do Titanic foi apresentada pelo grupo de alunos do Colégio Estadual Gov. Roberto Silveira.
                                  Fazendo uma pequena pausa nas apresentações, a Prof.ª Maria José Martins chamou ao palco, para os aplausos merecidos, os artistas que embelezaram a Noite de Cultura e Arte com a  exposição de seus trabalhos no saguão do Aero Clube: artistas plásticos Marly Gomes Borges, Sônia Mazzini Arruda e Telma Oliveira Freire; o casal de artesãos Dr. José Alfredo Borges do Carmo e Dr.ª Cláudia Bastos do Carmo e o decorador de todo o ambiente da festa, Miguel Angelo Neves.
                           Fechou  a  noite  a  apresentação  do jovem  cantor  sertanejo Lúcio Ramirez.”
                                  Tudo demasiadamente belo. PARABÉNS a todos que se empenharam e emprestaram brilho e fulgor para a realização desta noite de SONHOS.  Obrigada, Maria José Martins! Deus ilumine sempre o seu caminho, cobrindo-o de copiosas bênçãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário