quarta-feira, 27 de junho de 2018

PARABÉNS, PIRAPETINGA! (Publicado no Jornal "O NORTE FLUMINENSE - 31 de maio de 2018)

PARABÉNS, PIRAPETINGA! 
                                                                                                            Vera Maria Viana Borges

Imensa e justa foi a minha alegria, pelo honroso convite para participar da I Feira Literária de Pirapetinga que foi sem dúvida a primeira de muitas e muitas, que naturalmente serão sempre repletas de intenso fulgor e deverão refletir profundamente na mística da comunhão de ideais, na pujança do extravasar das mentes e almas, o objeto da mais alta inspiração, que reúne toda a perfeição concebível no nosso imaginário.
Ao pisar o solo de PIRAPETINGA, o berço do sonhar da notável poetisa Iracema Seródio Boechat, lindamente descrito por ela na tão bela poesia intitulada “ALBERGUE MATERNAL”, meu coração encheu-se de júbilo.  Fui envolvida pela paisagem que eu admirava enquanto rememorava os seus versos: “Berço do meu sonhar! Feliz Pirapetinga!/ Paisagem que desejo, ufana, contemplar: / Montanha verdejante, arroio a murmurar,/  Pássaro saltitante à orla da restinga.// Teu céu todo estrelado em doce paz da noite/ E as flores da pracinha à espera do luar,/ Pirilampo, urutau, soturnos a vagar,/ Apontam ao viandante o albergue onde pernoite.// E eterno será este albergue fraternal:/ Motivo da saudade a oprimir e angustiar,/ O filho que partiu do âmago maternal.// Um dia, ausentar-me-ei, terra querida e boa,/ Mas levarei comigo a glória de ser filho/ De solo idolatrado - mãe que ama e perdoa”.  E, ela partiu para a casa do PAI Celestial, de onde hoje certamente intercede, roga pelo seu chão e por sua gente.  Apossou-se de mim, o sentimento do mais puro amor a uma terra de passado nobre, de filhos ilustres que a preservaram e engrandeceram sempre, e de um presente altaneiro, promissor, com grandes feitos de gente não menos nobre, que cultiva as letras e as artes. Berço de gente boa, hospitaleira, amiga e altaneira. Cenário de belezas, de encantos naturais, de passado heróico, marcado por filhos ilustres que com galhardia lançaram a semente que caiu em terreno fértil, fato comprovado pela colheita destes frutos, saboreados pelo povo honrado neste presente glorioso onde se valoriza a Cultura. Isto, nos comprova que o povo desta terra não se acomodou em colchões moles e nem se fez admirar apenas pela força bruta, mas que compreendeu que nem só de pão material vive o homem. 
Durante dois dias, a vila viveu momentos mágicos, intensos e poéticos. Na Praça, vários Estandes com Exposição de Livros e Discos, momentos de apresentação das obras e autógrafos dos expositores. Na abertura, conduzida pela Professora e Psicóloga Jussara Ofrante, a presença maciça das Escolas Municipais Iracema Seródio Boechat e João Catarina, de escritores, poetas, músicos, autoridades, visitantes e o povo daquela amada localidade e arredores.  O Patrono da Feira, médico e escritor filho da terra, Dr. Norberto Seródio Boechat, se emocionou com as homenagens a ele prestadas. Ainda pela manhã aconteceu a Oficina Literária proferida por mim. Ao meio-dia, música com a Banda Black Pepper Acústica. À tarde, a Contação de História contagiou crianças e adultos. As  Academias  Itaperunense e Calçadense de Letras trouxeram brilho à programação. Compareceram o Dr. Laércio Andrade de Souza, Presidente Emérito da Itaperunense e o Poeta Valtinho e Sr. Aderbal membros da Calçadense. Brilhante foi a participação dos alunos e professores da Escola de Música JEMAJ e para encerrar um Show com Valdeir da Sanfona. 
No dia seguinte o AMANHECER COM POESIA no Museu de Imagem de Pirapetinga, mantido pelo Dr. Norberto. Antes do café literário regado a muita poesia, o público ficou fascinado com a visitação ao museu. O debate literário com o escritor e músico Danyel Sueth teve participações especialíssimas de Valber Meirelles, membro da Academia Itaperunense de Letras e da Escritora Elaine Borges. Valber Meirelles além de expositor de seus Discos  também brilhou  com sua voz e violão, ele tem 8 Discos Gravados dentro de uma linha poética, com repertório de sua autoria. O engenheiro metalúrgico, advogado, músico, compositor, arranjador, instrumentista e escritor Beto Travassos  compareceu trazendo o seu livro ALMA & POESIA, suas lindas e espetaculares canções e o magnífico show com sua sanfona. Rita de Cássia Côgo, artesã das mais festejadas, professora e renomada escritora de Guaçuí/ES, autora de vários livros, trouxe  “A BONECA  SAPEQUINHA”.  O INSTITUTO SUPERA promoveu a Palestra - “Benefícios da Leitura na Terceira Idade”. A “Moda de Viola com os Irmãos Oliveira” foi inserida à Programação e agradou em cheio. No encerramento, Show com a Banda Estado de Sítio. O ponto culminante da Feira foi a Palestra do Dr. Norberto Seródio Boechat que narrou com profundidade, minuciosamente a História daquela majestosa terra, encantando a todos. Há de se destacar o “Blog do Frederico TV”  do Frederico Sueth Rangel, que com maestria fez a cobertura completa e a divulgação  da tão extraordinária festa cultural.
Curvo-me aos promotores do evento, em especial ao Júlio César Barbosa, à Diretora Marilaine Coelho e à  Anísia Maria Pimentel, agradecida pela elevada honra a mim concedida, a oportunidade ímpar de participar deste acontecimento que obteve os mais admiráveis resultados,  alcançou grande êxito e foi SUCESSO absoluto. Parabéns a todos. O sucesso de grandes empreendimentos deve-se ao trabalho intenso onde a colaboração de muitos é fator primordial para que tudo dê certo.
Acolhida carinhosamente por todos, senti-me em casa. Emocionou-me o abraço especial do grande homenageado da Feira, o anfitrião, Dr.  Norberto Seródio Boechat, renomado médico geriatra e escritor, filho do ilustre casal Agostinho Boechat, fazendeiro e líder político da região e da Professora, Poetisa e Escritora Iracema Seródio Boechat. Assim como foi de sua mãe, a graciosa vila é sua inspiração e seu referencial.  Autor de várias obras, dentre elas destaco “Me dê a Mão” - contos,  “Memórias Natalinas” - contos, “Lembranças de Escritas”, também contos e “Estradas”, romance bem elaborado.  Senti-me agradecida e gratificada por poder adentrar no mundo mágico e maravilhoso de suas palavras. Percorri as Estradas com o autor e saí em êxtase. Trata-se de obra valiosa, deveras emocionante, movida pelo amor telúrico, pelo amor ao chão de sua infância. Seus livros são lidos com incomum agrado pelo estilo leve e até coloquial que o fazem  um narrador de méritos próprios.  Histórias contadas envolvendo pessoas em cenários específicos com o objetivo de reconstruir a realidade. Longa descrição de ações e sentimentos de personagens reais ou fictícias numa transposição da vida para um plano artístico. Texto ornado com leveza e graça num delicioso desenrolar que encanta pela maneira de imprimir serenidade e elegância em cada assunto, característica do culto Mestre que conjuga palavras na expressão da realidade guarnecida pela visão irreverente do dia a dia. Do fiel repositório da memória, os sentimentos e lembranças são aflorados e relatados com lucidez. Eis um escritor vitorioso! Parabéns ao escritor Norberto Boechat e a todos quantos tenham o privilégio de ler e possuir a sua magnífica obra em sua biblioteca. 
Parabéns, PIRAPETINGA, pelo valoroso evento Cultural!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário