quarta-feira, 8 de agosto de 2018

JULHO EM ROSAL

JULHO EM ROSAL
                                                                                                 Vera Maria Viana Borges
              Chega julho, viajo no tempo. As recordações de minha infância em Rosal afloram e daquela época distante rememoro os acordes da Lira ensaiando para o dia de seu aniversário e das belas comemorações, com realce especial às encantadoras “Alvoradas”. Neste ano a amada Lira 14 de Julho completou 96 anos. Não me contive e lhe dediquei os versos que seguem: Ao percorrer altiva a sua trilha,/ Com sopro divinal vai radiosa/ E a cada ano mais e mais rebrilha/ Com alegria infinita e esplendorosa.// Vibra em meu peito e na minh'alma brilha/ A quatorze de julho jubilosa,/ Esplêndida, perfeita maravilha/ Que no compasso segue rigorosa.// Marcha a querida LIRA em alvorada/ Esparzindo os acordes maviosos/ Pelas ruas da nossa terra amada.// Na madrugada fria, sob o orvalho/ Atinge os corações mais ardorosos,/ Com majestoso e artístico trabalho.  Aproximam-se os CEM ANOS,  que eu possa viver para comemorar e que inspiração não me falte para exaltá-la em tão auspicioso acontecimento.
             No dia 26 a Festa de Sant’Ana, nossa amada padroeira, nossa defensora e protetora. Ela mereceu a honra de ser mãe da Virgem Imaculada, avó de Jesus e sogra de São José. Bem pequena, eu acompanhava com mamãe as procissões e recordo com saudade os cânticos dando destaque ao refrão do hino de Sant’Ana: Alegre Sant’ Ana/ Num surto de amor/ Entrega-se ufana/ A lei do Senhor”. A ingenuidade era tamanha que eu entendia - “entrega a sanfona pra lei do Senhor” e assim eu cantava. Fui crescendo, aprendi a cantar corretamente e hoje, é motivo de muito riso. Que nossa Padroeira querida interceda por nossas necessidades temporais e espirituais.
                 No início do mês recebi de amigo muito querido, Dr. Anselmo Júnior Borges Nunes, moço de princípios morais, éticos e cristãos, neto de Sr. Chiquinho Nunes e de Dona Amélia, nossos adoráveis vizinhos lá na santa terrinha, filho do venerando casal Anselmo e Luzia,  um amável  convite para homenagear o Padre Herbert que presta assistência aos  devotos rosalenses, por estar ele completando cinquenta anos de Brasil. Prontamente me pus à disposição. Consultando o travesseiro, imaginei, como escrever algo para quem não conheço? Então pedi ao Anselmo que me falasse algo sobre o homenageado e ele primeiramente me disse sobre Bolton, um lindo cão amigo do sacerdote. Perguntei-lhe se o animal  era o seu fiel escudeiro e ele me disse que sim. Bola rolada, saiu logo o soneto “O PADRE E O CÃO: Zeloso, o sacerdote é timoneiro/ E do dever jamais ele declina./ Do EVANGELHO, ele é o mais fiel luzeiro/ Que nos conduz à fonte cristalina.// Da paz, do amor, da fé é mensageiro,/ Solitário porém após rotina,/ Adota então um cão por companheiro/ E em seu carro com ele peregrina.// Cedinho, ao acender a doce aurora/ E ao pôr do sol na tarde que esmaece,/ Bolton e o Padre partem sem demora.// Com chuva ou sol nas ânsias de uma estrada/ Seguem o rito e o afeto os enternece.../ Bem-sucedidos findam a jornada. 
              Não bastava, precisava algo mais para entrar no clima, no mérito da questão. Anselmo me enviou dados, fatos, fotos e me deparei com uma riquíssima história. Fiquei sensibilizada e encantada com sua trajetória e com sua determinação. Ele tem apenas um irmão gêmeo, ainda residente na Holanda. Herbert De Gier, nasceu aos nove de fevereiro de 1943 em Haia, Holanda, em plena Guerra Mundial. Fez o Ensino Fundamental em Haia e o Ensino Médio em Vught, na Casa de Formação da Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes. Consagrou-se à Nossa Senhora em 3 de junho de 1956. Concluiu o Ensino Médio em 14 de julho de 1960. Aos 15 de agosto de 1960, entrou no Noviciado da Congregação e em julho de 1961 começou os estudos para a Formação de Professor. Em 15 de agosto de 1962 fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Formou-se Professor em 1965  e trabalhou até 1966 numa Escola de Ensino Fundamental no sul da Holanda. Em janeiro de 1967 chegaram ao Brasil os primeiros Irmãos da Congregação. Em 15 de agosto de 1967 fez a PROFISSÃO PERPÉTUA e em 8 de setembro do mesmo ano recebeu o Diploma do Curso de Professor de Habilitação Completa. Lecionou numa Escola Técnica, em Emmen, no norte da Holanda e ainda no mesmo ano recebeu sua nomeação como missionário no Brasil.
             Há exatamente 50 anos , aos 26 de julho de 1968, na Festa da Senhora Sant’Ana, embarcou no avião e chegou na manhã seguinte em nosso país. De agosto a dezembro fez curso de Língua Portuguesa e Enculturação no Instituto CENFI. Em 1969, matriculou-se no Colégio dos Irmãos Maristas, em Uberaba/MG e fez Curso de Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa e História do Brasil com a finalidade de prestar Vestibular na PUC/MG, em Belo Horizonte. No mesmo Colégio ainda em 1969 recebeu o Diploma do 2º Ciclo Secundário em Português, Inglês, Francês e Psicologia. Em 1970, passou no Vestibular e iniciou o Curso de Letras (Inglês e Português). Estudava pela manhã  e dava Assistência Pastoral à tarde numa Capela da Paróquia Sagrados Corações. Em 1974 recebeu o Diploma de Bacharel Licenciado em Letras PUC/MG. Foi arquivista da Cúria em Juiz de Fora. Com um Irmão da Congregação, no Vale do Jequitinhonha deu início a um projeto social na área de ensino, enfermagem e pastoral em Joaíma, Diocese deAraçuaí/MG. Lecionou Inglês e Ensino Religioso. Fazia batizados, casamentos e exéquias. Em 1983 recebeu o certificado de naturalização e em Belo Horizonte iniciou o Curso de Teologia na PUC, formando-se em 1986. Ordenou-se em 22 de fevereiro de 1986 pela imposição das mãos de Dom José Geraldo Oliveira do Valle, então bispo da Diocese de Almenara/MG. Iniciou seu apostolado, como pároco na cidade de Jordânia, pertencente à Diocese de Almenara. Em 2001, veio para a Paróquia Senhora Sant’Ana em Apiacá/ES onde ficou até novembro de 2009 e a partir de então foi morar em Rosal, 3º Distrito de Bom Jesus do Itabapoana/RJ,  atuando na Capela da Senhora Sant’Ana que pertence à Paróquia do Senhor Bom Jesus. 
        Saiu da Holanda sob a proteção de Sant’Ana, no dia de sua festa e não foi coincidência, foi providencial. Ela o amparou em todo o percurso e lhe proporcionou duas comunidades onde é a PADROEIRA, quis que ele ficasse mais junto a ela.  Para as comemorações de tão importante data, escrevi-lhe quatro sonetos. Finalizo com um deles: Cinco décadas há que o missionário/ Desembarcou em terra brasileira,/ Estudou, seguiu seu itinerário/ Tendo a Mãe de Jesus por companheira.//   Fez do seu caminhar todo um hinário,/ Na inabalável FÉ, a luz primeira/ E desfiando as contas do Rosário/ Chegou por certo à Fonte Verdadeira.// À Holanda, dedicamos preces mil,/  Desejamos o bem e agradecemos/ Pela grandiosa dádiva ao Brasil.//   Gratidão! Nós jamais esqueceremos,/ Deu-nos um Sacerdote tão gentil/ E por isto Louvemos e Exultemos. Não existem palavras que possam agradecer a tudo que tem feito pela comunidade rosalense. Por nós, a recompensa de Deus! Que o  Senhor, continue abençoando a sua Vida e o seu Ministério!  
        PARABÉNS, Padre Herbert, pelos 50 anos de Brasil!!! VIVA  SANT’ANA, A NOSSA PADROEIRA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário