terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

ARTE EM CASA (Publicado no Jornal O NORTE FLUMINENSE - 29 de janeiro de 2019)

ARTE EM CASA          
                                                                                        Vera Maria Viana Borges
A arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras e eu incluiria a arte de escrever. As Artes Manuais são muito mais que um trabalho. Além de fonte de renda ou ofício que pode ser executado em casa, funciona como terapia. Acalma o temperamento hostil ou agitado, combatendo depressão, solidão e estresse. Proporciona tranquilidade à mente.  Reverencio a maestria, o encanto, o requinte das mãos que trabalham e sentem a textura e a qualidade dos tecidos, das contas, dos fios e  demais materiais. 
Dias atrás visitei uma amiga de longa data, e o que aconteceu segundo ela própria, foi o encontro de duas amigas, cheias de afeto e carinho, em momento explícito de muita emoção. Momento ímpar vivi naquela tarde, bebericando da sabedoria e do carisma de Silvinha Xavier Borges, famosa youtuber, empresária bem sucedida, musicista, artesã que ultrapassou fronteiras, é internacional e orgulho de todos nós bonjesuenses.
A primeira referência que tive da Silvinha foi através de uma pessoa especialíssima, com quem cursei o Ginasial, o Normal e os estudos musicais, Ana Amélia Ferreira Tatagiba que após casar-se com Clenilson, acrescentou Tavares ao seu nome. E Amelinha, como carinhosamente a chamávamos, me dizia: “Quanto talento tem a Silvinha, sobrinha do Clenilson! Pianista e acordeonista de mão-cheia.  Fui sua primeira Professora de Piano e ela me surpreendia sempre. Eu ensinava e ela superava os meus ensinamentos e as minhas expectativas, imprimia  ali imediatamente a sua marca”. Comecei de longe a admirar a Silvinha. Filha do ilustre casal Luiz dos Santos Xavier e Celise Tavares Xavier, namorou aos quatorze, casou-se nove anos após, indo para São Paulo acompanhando o esposo que é primo do meu marido e por isso ambas assinamos Borges. Mudou-se para Niterói e nesta época fazia bijouterias exuberantes que eu adquiria através de sua irmã Silvana. José Ary, seu dedicado esposo, desejou voltar para Bom Jesus, retornaram e abriram a CAMISARIA GARNIER, confecção da melhor qualidade não devendo nada às grandes marcas. Ao completar dez anos  de sucesso, ofereci-lhe o Soneto intitulado CAMISARIA GARNIER: Fluindo como rio caudaloso,/ O dom e a inspiração dão acolhida/ A um ideal fecundo e generoso-/ Uma EMPRESA feliz, cheia de vida!// Feito sublime, vivo, majestoso,/ Extenso de beleza e na medida,/ Contemplado com olhar tão orgulhoso/ Da nossa gente bela e bem vestida.// E Bom Jesus aplaude a trajetória/ Matizada de paz e de esplendor/ Da GARNIER que constrói a sua história.// Tendo alma, voz, pulmão de quem a gera,/ Cada peça é um poema multicor/ Realizando de súbito a quimera.
A fruta não cai longe da árvore. Da família paterna os pendores musicais e da parte materna, a herança da avó, Dona Geninha e da própria mãe Celise (inigualável nos bordados), o gosto pelas prendas manuais. Sempre fazendo coloridas e lindas peças, com que decorava a loja, presenteava e vendia apenas parte da produção. Sendo muito intensa, produzia muito e tinha pouca saída. Viver de artesanato no interior era difícil. Ela se frustava e dizia que não veio ao mundo para não dizer a que veio. Ela queria mais, desejava distribuir os seus dons a muitas pessoas numa corrente do bem e em contrapartida ter lucros. Vivia harmoniosamente, amada por familiares e amigos e tinha o essencial, um maridão, um filho maravilhoso, uma nora adorável e para completar a LINDA FAMÍLIA, o neto LUCAS, o xodó dos avós.  
Num jantar na casa de seu filho, Luiz Gustavo, ele mencionou  uma moça que tinha um CANAL e que  estava se realizando, e em seguida: Mamãe, grava um vídeo e me manda que eu vou abrir um Canal. Foi SUCESSO ABSOLUTO.  Estes dias, em conversa com Luiz Gustavo ele me informou que o canal foi criado em 2017 e fará 2 anos no final deste mês. Teve crescimento acima do esperado e do comum em canais do YouTube. O público é de 90% de mulheres com mais de 320 mil seguidores ativos e nos últimos 3 meses foi assistido por mais de um milhão de pessoas. Os mais de 600 vídeos  já foram assistidos por pessoas de mais de 150 países diferentes,  mais de 25 milhões de vezes, totalizando mais de 130.000.000 de minutos, o que equivale a mais de 1,4 milhão de partidas de futebol. O canal consta de aulas variadas de artesanatos, músicas ao piano, dicas de projetos e melhorias, lives com bate papos e muito mais. Criou-se o slogan “Família Arteira”, que virou moda entre os seguidores. Um dado importante é que mais de 50 aulas já ultrapassaram a marca de 100 mil visualizações, sendo a mais vista com 1,5 milhão de views. Do canal, outras mídias digitais foram criadas, como as redes sociais (Facebook, Instagram e  Pinterest, que já contam com mais de 50 mil seguidores) e o Blog do Arte em Casa, onde os moldes podem ser baixados gratuitamente, conta com acesso médio de mais de 40.000 pessoas por mês. Para 2019 está previsto o lançamento do Clube Arte, para resolver problemas observados pelos mais de 120 mil comentários, visando o aumento de vendas, aquisição de insumos com melhores condições e acesso a muita informação para melhoria dos negócios. O pré lançamento foi realizado e mais de 4000  já se cadastraram em menos de 15 dias (www.clubearte.com.br). O Arte em Casa foi criado para ajudar as pessoas, e continuará com este propósito. A equipe já conta com 5 integrantes para fazer tudo crescer ainda mais.
Compareceu uma vez a convite, ao programa da REDEVIDA de Televisão em São Paulo e na TV APARECIDA/SP já esteve por três vezes. A cada apresentação e a cada vídeo orna com leveza e graça cada peça que finaliza. Com serenidade e elegância se expressa de maneira própria, conjugando palavras na expressão da realidade guarnecida pela visão irreverente do dia a dia. Os sentimentos e lembranças são relatados com lucidez. Lançou três revistas “SILVINHA BORGES - ARTE EM CASA”, tem uma Loja Virtual para aquisição de moldes, tecidos, e outros vários produtos apresentados no CANAL. A cada ano tem participado da FEIRA MEGA ARTESANAL em São Paulo onde se reúnem artesãos e empresários de todo o mundo. São muitas as artesãs que comparecem especialmente para conhecê-la e num encontro repleto de emoções ela com seu acordeão anima o evento e todos dançam e se divertem transformando a FEIRA  numa linda e grande festa. 
Ela me confidenciou que o Canal foi muito importante por aos sessenta anos ver o seu sonho realizado, por poder contribuir para a alegria, e distração de muitos, por atingir pessoas que se libertaram de depressão, aumentaram seus ganhos, por sentir a alegria do filho que projetou isso para a mãe dele e do marido que não mediu esforços carregando o carro cheio de panos, de feltro, de flores, fazendo gravações e outras coisas mais. Concluiu com o seguinte pensamento: Alguém que faz um bem a alguém, faz um bem muito maior a si mesmo. 
Avante, Silvinha, com suas palavras, mas muito mais com o seu exemplo de vida, com seus conhecimentos, com sua bondade, caminhe  com a FAMÍLIA ARTEIRA  com respeito e amor, em perfeita sintonia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário