quarta-feira, 3 de abril de 2019

REMATE MAGISTRAL (Publicado no Jornal O NORTE FLUMINENSE - 28 de março de 2019)

REMATE MAGISTRAL
                                                                                                      Vera Maria Viana Borges
Dizem que a mulher é sexo frágil. Qual nada, elas são fortes e poderosas. Recordemos a exaltação a elas na bela canção de Erasmo Carlos: “Dizem que a mulher é o sexo frágil/ Mas que mentira absurda/ Eu que faço parte da rotina de uma delas/ Sei que a força está com elas// Vejam como é forte a que eu conheço/ 
Sua sapiência não tem preço/ Satisfaz meu ego se fingindo submissa/ Mas no fundo me enfeitiça// Quando eu chego em casa à noitinha/ Quero uma mulher só minha/ Mas pra quem deu luz não tem mais jeito/ Porque um filho quer seu peito/ O outro já reclama a sua mão/ E o outro quer o amor que ela tiver/ Quatro homens dependentes e carentes/ Da força da mulher// Mulher, mulher/ Do barro de que você foi gerada/ Me veio inspiração/ Pra decantar você nessa canção// Mulher, mulher/ Na escola em que você foi ensinada/ Jamais tirei um dez/ Sou forte mas não chego aos seus pés”.
Deus criou o mundo. O Sol, a Lua e as Estrelas que iluminavam o Universo feito com excelência e perfeição e criaturas grandes e pequenas usufruíam do grandioso ambiente. Eram aguardadas as suas últimas criações e então finalmente Deus apresentou suas obras-primas, primeiro Adão e num remate magistral, a mulher, Eva.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem e semelhança. Se fomos criados à sua imagem somos  reflexo de sua Glória. Refletimos a imagem de Deus a outras pessoas quando transmitimos amor, praticamos um ato de bondade, quando somos capazes de perdoar, quando demonstramos paciência e cumprimos fielmente nossos deveres.
Segundo a SAGRADA ESCRITURA, a mulher foi criada a partir de uma costela de Adão, para ser, sua companheira, para que permanecesse ao seu lado, tal qual as suas costelas.  Disse o Senhor Deus: “não é bom que o homem esteja só. Farei para ele uma auxiliadora que lhe seja idônea". O papel atribuído a ela na Bíblia é como portadora, tal como o homem, da marca da divindade. Esposas têm papel sempre importante, seja como amadas parceiras ou como companheiras dos maridos . Do Monte Sinai, Deus ordenou: “Honra teu pai e tua mãe para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus”. Não há qualquer motivo para se considerar Eva marginalizada ou inferior a Adão; muito pelo contrário, recebe honras especiais na Primeira Epístola de Pedro, 3,7 e  maridos são orientados a amar suas mulheres na Epístola aos Efésios, 5, 25 a 31; a Bíblia reconhece grandemente o valor de mulheres virtuosas em Provérbios, 31,10:”Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor”. Em Gênesis 3,20, lemos: “Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes”. Sendo a mãe de todos os seres humanos, somos “os degredados filhos de Eva como proclamamos na SALVE-RAINHA”.
Dentre todas as mulheres está MARIA, cheia da graça de Deus. Concebeu JESUS CRISTO, pelo poder do Espírito Santo, foi mulher de fé, humilde e generosa, praticou a caridade, sempre forte na esperança e alegre na dedicação ao projeto do Pai. 
MULHERES tecem sonhos com sorrisos ou com fios de lágrimas, tecem vidas em seus ventres, são guerreiras, enfrentam a vida com bravura, não se deixam abater mesmo estando exautas.  São feiticeiras, atraem e cativam simplesmente com um olhar, são sonhadoras, têm como verdadeiros os príncipes encantados e os finais felizes. Elas são especiais, são anjos, são mães, são sábias, carregam consigo a imensa sabedoria de dividir com os filhos o pão e todo o seu afeto, dedicando-lhes todo o seu tempo. São seres muito próximos a Deus, refletem a divina perfeição de seu Criador e, como tal, ocupam posição elevada como “a mais bela das criações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário