sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Publicado na Revista da Academia Itaocarense de Letras em outubro de 1992


ESSES VALOROSOS HOMENS DE LETRAS
                                                Vera Maria Viana Borges

Cerro os olhos! Ainda sinto o perfume das flores!... Ecoam em meus ouvidos, os divinos e melodiosos acordes executados pela maestrina Nelly de Souza ao piano e a voz aveludada e forte do maestro e barítono Francisco de Souza, brindando-nos com páginas belíssimas do cancioneiro romântico como "Granada" de Augustin Lara, "Pierrot" de Pascoal Carlos Magno e Joubert de Carvalho e "Minha Terra" de Waldemar Henriques, num grandioso espetáculo de arte.
Em êxtase, rememoro toda a beleza da solenidade de 30 de maio do corrente ano, na AIL, a propósito, realizada na data magna do Município, quando se comemora e louva seu padroeiro: São José de Leonissa, e ouço as palavras pujantes e indescritíveis do Dr. Alaôr Eduardo Scisínio, com voz firme e vibrante, palavra clara, convincente, de verve fluente, conduzindo-nos a uma noite de sonhos, de encantamento e poesia.
Tudo isto proporcionado graças ao idealismo do nome tutelar das letras fluminenses, o laureado e insigne Presidente da  Academia Itaocarense de Letras, Dr. Kleber Leite, a quem reverencio respeitosamente pelo eminente intelectual que o é, pelo austero homem de princípios, esposo e pai sensível, de temperamento afável, sempre solícito. Sábio, humano, modesto, maravilhas tem proporcionado às letras de nossa pátria. Personalidade perfeita, com atributos e qualidades que só os espíritos de gala podem ter.
Quanta gente ilustre, nobre, digna e simpática reunida no salão principal do União Esportiva Itaocarense! Brilhantes intelectuais. Quantos abraços fraternos e quantas amizades nascidas naqueles momentos de tanta ternura, vividos na calma e formosa Itaocara! Amizades nascidas sob as bênçãos do Monsenhor Saraiva e São José. Em cada aperto de mão, fica indelevelmente o carisma da gente amiga, cordial e sincera. Das flores da ornamentação exalam delicadas fragrâncias e  nos  semblantes a  transparência das almas diáfanas, que se deixava ver através dos lindos sorrisos, lembrando-nos o belíssimo provérbio de Salomão: "O coração alegre aformoseia o rosto".
          O cumprimento da menina-moça, da jovem poetisa Kellen Marconi da Rocha Leite, fêz-me mergulhar nos vórtices do tempo, e relembrar os anos dourados da minha juventude, quando então conheci na Escola Normal Zélia Gisner, em Bom Jesus, o venerando casal Nilcinéia - Dr. Vero Baptista de Azevedo, que, vendo meus versos, cuidou de levá-los a um "compadre", em Campos dos Goitacases.
E, o compadre não era nada mais, nem nada menos que o mecenas, o respeitado vate, o carismático Professor Walter Siqueira, o príncipe dos poetas campistas. Sinto-me honrada e feliz, por ainda hoje poder registrar na agenda do coração, o profícuo e glorioso intelectual, e mais ainda por ter recebido dele, o soneto intitulado VERA MARIA, que se pode ler a seguir:
           
Vera Maria é a porta-voz do Sonho,
traçando uma jornada de beleza,
em que desvenda o coração risonho,
em que revela o amor à Natureza.

De longe, em seu espírito me enfronho,
e vejo nos seus olhos, com certeza,
os crepúsculos róseos ou tristonhos,
conforme o seu quinhão de sutileza.

Reservando-lhe Deus tantos poderes,
de mudanças levar aos pobres seres,
aclara-se o lírico destino.

Vera Maria trouxe das origens
as sensações da paz e das vertigens,
é Lua Cheia em flor, é Sol a pino!
Isto sim, massageia o ego!... Jamais serão diluídas de minha memória estas doces e agradáveis reminiscências. Quantas emoções!... Teço loas a estes valorosos homens de letras, que com sensibilidade e inteligência serão capazes de mudar o mundo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário