domingo, 20 de julho de 2014

EM PLENO VOO ( Publicado no Jornal "O NORTE FLUMINENSE" - 17 de julho de 2014)

EM PLENO VOO
                                                                                        Vera Maria Viana Borges
“O homem há de voar”. (Santos Dumont)  Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. (Goethe) “Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” (Mário Quintana)
O ritmo conturbado e alucinante da vida moderna gera impetuoso estresse que deixa o indivíduo ansioso, irritado e exausto. O sono já não é o mesmo, os sonhos já não são mais sonhos, são pesadelos. A  insônia aparece e há dificuldade para adormecer e após noite maldormida, levanta-se tão cansado quanto  se deitou. As pílulas para dormir são facas de dois gumes, produzem o sono mas interferem na capacidade de sonhar, componente necessário para um perfeito e salutar descanso. O sono e os sonhos não estão sendo suficientes para aliviar as nossas tensões. Buscamos técnicas para libertar nossos corpos e nossas mentes. Com tanta fragilidade, há uma corrida atrás de exercícios aeróbicos, de técnicas de relaxamento, de se fazer algo bem diferente da rotina diária, optando-se por trabalhos manuais e muitas outras alternativas. A maioria das pessoas tem um hobby e busca fórmulas mágicas mergulhando na literatura dos desesperados. Os autores deste tipo de textos faturam milhões, mas muitas vezes nem eles próprios resolvem os seus problemas. “Se conselho fosse bom, ninguém daria, venderia.” Caso o autor deste dito popular vivesse nos dias de hoje, ficaria espantado com a dimensão de sua profecia. Nenhum negócio é tão promissor quanto a venda de conselhos através dos livros, cursos, programas de TV, Cds e DVDs, chamados de autoajuda. Acredito na força da mente, acredito no PENSAMENTO POSITIVO. Podemos criar momentos mágicos ou até mesmo momentos trágicos. Somos o que pensamos. O cultivo de pensamentos positivos equilibrados com fé e amor terão frutos. Acredito na importância dos sonhos. Se visualizarmos os nossos desejos, bons ou maus, certamente eles serão realizados. É o que se dá com os pensamentos positivos que utilizamos para solucionar muitas de nossas tribulações. Quem alimenta sonhos diariamente, com certeza atingirá os seus objetivos. Das mentes sonhadoras nascem as notáveis descobertas, a beleza das artes e os mais sábios pensamentos e palavras, mas nada cai gratuitamente do Céu. Trabalhe e ESTUDE para que a oportunidade possa encontrá-lo preparado. Lembro-me com clareza da voz do meu saudoso pai, quando me via de terço na mão e passando com insistência na Igreja, às vésperas das provas: “Fia na VIRGEM sem estudar para ver o que acontece!”
Tenhamos sempre viva a criança que fomos dentro de nós. As crianças estão sempre cheias de sonhos. As mentes infantis são povoadas deles. Mas, aqui me refiro aos sonhos que são desejos ardentes, são aspirações. Sonhar é pensar insistentemente. Dentre os meus anseios, um em especial, é poder arrumar minha própria cama até o meu último dia. Se estendemos a colcha após dobrarmos os lençóis, guardando-os com os travesseiros é porque ainda temos força e independência, podendo ir e vir sem a ajuda de terceiros. Maravilhoso também é ter vigor para lidar com as panelas, fazer um delicioso bolo, alguns biscoitinhos, uma saborosa sobremesa. Poder AGIR até o derradeiro momento. É muito bom estar em AÇÃO, fazendo crochê, tricô, uma costura e quem sabe poetando, escrevendo belos e variados versos. Afirmou Thomas Jefferson: “Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.” Disse Conrad Hilton: “O sucesso está ligado à ação. Pessoas prósperas estão sempre se mexendo. Elas cometem erros mas não desistem.” Já, Emerson nos adverte: “O sucesso na vida depende unicamente de insistência e ação.” Particularmente, penso que o homem de bom senso não se deixa acomodar em almofadas moles, ele arregaça as mangas, põe mãos à obra e vai à luta. É o que tem que ser feito. Se me coloco em AÇÃO, as pessoas poderão não acreditar no que eu falo, mas acreditarão no que eu faço. O exemplo é mais forte do que milhões de palavras. Já foi dito que “o importante não é convencer com grandes palavras, mas surpreender com grandes atitudes.” 
Mexa-se, trabalhe e exercite-se, mas não deixe de sonhar. Segundo Fernando Pessoa “Matar o sonho é matar-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.” Nietzsche confirma: “Nada é tão nosso quanto nossos sonhos.” Sabemos que eles funcionam como uma válvula de escape das pressões do labor de todos os dias. Alguém não se torna velho pelo número de anos que viveu, torna-se velho quando deixar morrer o seu ideal, quando deixar que feneçam os seus sonhos. Devemos SONHAR muito, claro, mas não podemos deixar o nosso cotidiano de lado, precisamos enfrentar a realidade do dia a dia. É aquela história de medir a água e o fubá. Na vida tudo tem que ter equilíbrio. Nem tanto ao Céu e nem tanto ao Mar, nem tanto ao Feijão e nem tanto ao Sonho.
Sou poeta e nós poetas temos o privilégio, o dom de sobrevoar lugares encantados que sublimam a alma. Não fico apenas com a cabeça nas nuvens, tenho os pés no chão. Sou positiva, corro atrás dos meus sonhos, não espero cair do céu, vou à luta e sei que quando desejamos de verdade e com fé, nosso sonho tende a se realizar. Muito do que desejei ardentemente foi realizado, não por ter apenas “sonhado”, mas por me prevenir, esforçando-me incessantemente  para que a oportunidade me encontrasse preparada.
Sonhe muito! Para sonhar, não é necessário pagar imposto. E, como explicita o célebre Rubem Alves, “Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode até ser que morra de repente. Mas morrerá em pleno voo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário