domingo, 27 de julho de 2014

PALAVRAS PROFERIDAS POR VERA MARIA VIANA BORGES POR OCASIÃO DA CRIAÇÃO DA ARLA E POSSE DOS NEOACADÊMICOS

PALAVRAS PROFERIDAS POR VERA MARIA VIANA BORGES POR OCASIÃO DA CRIAÇÃO DA ARLA - ACADEMIA ROSALENSE DE LETRAS E ARTES E POSSE DOS NEOACADÊMICOS
                         
                                Meu coração transborda de imensa e justa alegria, nesta memorável tarde. Não há o que dizer para traduzir a imensa satisfação deste momento em que se concretiza a magia de podermos participar de tão importante Sessão Solene por ocasião dos festejos de nossa tão amada terra, para a Instalação e Posse dos neoacadêmicos da ARLA- Academia Rosalense de Letras e Artes .
                               Quando as portas se abrem para o fulgor de um Sodalício percebe-se um facho de LUZ a cintilar tão profundamente na mística da comunhão de ideais, na pujança do extravasar das mentes e almas, o objeto da mais alta inspiração, reunindo toda a perfeição concebível no nosso imaginário. Momento ímpar!
                           ARLA, um sonho sonhado por uma rosalense, querida, que desta localidade partiu rumo a Guaçuí, próspero Município de Estado do Espírito Santo, no ano de 1940, em busca de Cultura e de conhecimentos. Tornou-se Professora, Comendadora, Doutora honoris causa, mestra consagrada, conhecedora profunda da arte de educar.
                          Mais ou menos em outubro do ano passado recebi da então Presidente desta Entidade, um telefonema dizendo de seus planos e que Maria  e sua filha Dodora, também nossas primas, haviam lhe dito que eu poderia ajudar na empreitada de criar uma Academia de Letras em Rosal. 
                            Meu coração encheu-se de júbilo. Apossou-se de mim, o sentimento do mais puro amor a uma terra de passado nobre e culto, de filhos ilustres que a preservaram e engrandeceram sempre, e de um presente altaneiro, promissor, com grandes feitos de gente não menos nobre, que cultiva as letras e as artes. Rosal, berço de gente boa, nobre, hospitaleira, amiga e altaneira. Cenário de belezas, de encantos naturais, de passado culto e heróico, marcado por filhos ilustres que com galhardia lançaram a semente que caiu em terreno fértil, fato comprovado pela colheita de sazonados e perenes frutos, saboreados pelo povo honrado neste presente glorioso onde se cultua a Fé e a Cultura.
                       Incansáveis e profícuos a Professora, Comendadora, Presidente Ivanete e o Professor, Comendador e Secretário da ARLA, Weber Müller, não se deixaram acomodar, não esmoreceram e insopitáveis, arregaçaram as mangas e hoje trazem a lume  esta Instituição Cultural, que já nasce respeitada pelo valor dos intelectuais que a compõem. 
                       Weber Müller, mestre exornado dos mais peregrinos dotes de inteligência e caráter. Bom filho, temente a Deus, escritor e orador dos mais festejados, não medindo esforços, preparou com zelo cada passo da Fundação da ARLA. Suas qualidades de espírito e coração souberam impor-se a todos aqueles com quem entrou em contato, fazendo de cada um, um amigo, não o amigo interesseiro, mas o amigo que se deixou cativar por suas nobres qualidades. Soube granjear a confiança e a simpatia de todos. E o segredo disso reside na proficiência, dedicação e finura de trato.
                    O sucesso de grandes empreendimentos deve-se ao trabalho intenso onde a colaboração de muitos é fator primordial para que tudo dê certo.
                            Não só de pão material vive o homem, mas por igual do pão e do espírito. O povo desta terra não se faz admirar apenas pela força bruta, mas sobretudo pelas criações do BELO, do BOM e do BEM.
                    Esteja certa, Senhora Presidente, o seu brilhante ideal será conservado, como legítima pérola preservada por nós, seus pares, também idealistas e altruístas; como rico diamante lapidado dia a dia, como a semente boa lançada em terreno fecundo e há de produzir miríades de saborosos e perenes frutos.
                Temos hoje, senhoras e senhores, a tão magna honra de sermos recebidos, solenemente na ARLA, por estas nobilíssimas personalidades.  Adentramo-nos no seio desta douta Academia que hoje se instalou, se jubilou e se enaltece com suas notáveis e valorosas presenças. Organização irreparável! Tudo demasiadamente belo, maravilhoso e gratificante. Jamais serão diluídos estes momentos. As luzes, cores, perfumes desta esplendorosa tarde, acompanhar-nos-ão com certeza, para todo o sempre. Dia de fatos e lembranças jamais apagáveis da mente e do coração. 
                        Curvo-me reverente à Presidente Ivanete, esta mulher forte e decidida, sensível poetisa, protetora das letras e das artes, e ao escritor capixaba, Weber Müller, de personalidade admirável sob todos os aspectos em cuja obra há um profundo senso de equilíbrio moral e a defesa insólita dos valores cristãos. Rogo ao Pai Celestial que os proteja por muitos, muitíssimos anos, dando-lhes saúde e muita paz, para que possam prosseguir, e, continuar emprestando fulgor e rutilância aos destinos culturais das entidades a que pertencem.
                    Deveras agradecida, firmo o meu compromisso de ser fiel e digna sempre, para prosseguir a caminhada que me é proposta. Que possamos juntos, através da ARLA, levar e elevar cada vez mais o nome do nosso querido Município e da nossa amada ROSAL, às mais longínquas plagas. 
                         Muito Obrigada!
                                                    Vera Maria Viana Borges

                           Rosal-Bom Jesus do Itabapoana-RJ, 26 de julho de 2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário