sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESTE SIM, FAZ A DIFERENÇA! (PUBLICADO NO JORNAL "O NORTE FLUMINENSE - 12 de outubro de 2014)

ESTE SIM, FAZ A DIFERENÇA!
                                                                                      Vera Maria Viana Borges
                    
                                   A MÚSICA exerce sobre todos um efeito salutar. Tive o privilégio de nascer em terra de belas e perfumadas rosas e essencialmente MUSICAL. Na infância pude incessantemente ouvir os ensaios e as magníficas apresentações da Lira 14 de Julho, Corporação Musical iniciada por Luiz Tito de Almeida, Custódio Soares de Oliveira, Elpídio Sá Viana, Durval Tito de Almeida, Sebastião Magalhães e Elias Borges, no ano de 1922. Sem nenhum apoio oficial, os músicos citados, com instrumentos adquiridos pelos mesmos iniciaram a formação da banda rosalense que ensaiava na casa dos próprios músicos. Na década de 40, estabeleceu-se em sede própria, localizada na Praça Alzemiro Teixeira da amada e singular vila. No passado, nosso Distrito contou também com a BANDA do CHICO GOMES. Chico  veio de Minas já casado com Ana Alves Pimentel e do matrimônio advieram dez filhos: Júlio , José, Sebastião, Francisco (Quiquito), Amélia, Itelvina, Mário, Cecílio, Honorelino e Álvaro, criados na Fazenda Barra Funda. Já trouxe de sua terra a paixão pela música e em especial pelo bombardino que executava com maestria. Convivendo com os Sá Viana que já haviam feito repercutir o gosto musical naquela região, os filhos cresceram com a hereditariedade dos dons musicais e com a influência do meio. 
                                Vindo para Bom Jesus, deparo-me com a Sede da Banda, em um CASARÃO, situado na Rua Expedicionário Paulo Moreira, na esquina onde hoje é o “VAREJÃO”, defronte a lateral da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. O Maestro era Sebastião Ferreira, nosso dileto e amado PROFESSOR BASTIÃO. Aqui também apreciei muitos ensaios e quanto vibrei e me entusiasmei com suas retretas! Como esquecer o “VICENTINHO” levando a pasta com as partituras e a rapaziada após os bailes do Aero Clube acompanhando a “Furiosa”, como eles a chamavam, após os bailes das tradicionais Festas de Agosto? 
No dia 09 de julho de 1939, na casa de Móveis do Senhor Manoel Ferraz de Oliveira, à Rua XV de Novembro nesta cidade, reuniram-se os senhores Osório Carneiro, Ésio Martins Bastos, Felipe Luiz, Olívio Bastos, Sebastião Alfeu da Silva e Antônio Gonçalves para a constituição da Banda de Música de Bom Jesus do Itabapoana. Foi fundada e registrada em 02 de maio de 1940. Deram-se-lhe o nome de “ Sociedade Musical União Operária”. Em assembleia no dia 12 de agosto de 1941 depois de discutido e aprovado foi alterado o seu nome para “LIRA OPERÁRIA BONJESUENSE”, proposta apresentada pelo Sr. Antônio Tinoco de Oliveira. Tem sede própria na Rua Arlindo Saboia.
Na década de 80 a Lira atravessou maus bocados, chegando a parar totalmente, ficando sem uniformes, sem instrumentos e principalmente sem músicos. Em 1982, Nilo Rodrigues de Oliveira assumiu a direção e arregaçando as mangas começou  a dar aulas para crianças. Hoje ele tem 38 músicos formados e muitos alunos, na maioria jovens. Após dezenove anos chegou à conclusão que a Diretoria teria que ser composta pelos próprios músicos. A sede foi reformada, recebeu telhado sobre a laje e muro com três portões. Possui móveis novos,  dois tipos de uniforme e vários instrumentos. Nos altos há uma Galeria onde figuram os Retratos dos seus Fundadores. O grande sonho do Presidente Nilo é dar acabamento aos dois grandes cômodos do térreo para alugá-los e gerar renda, pois não tem conta das vezes que pagou contas de água e de luz do seu próprio bolso. Conta apenas com as pequenas quantias que recebe pelas apresentações, que divide com todos os músicos.
NILO, homem de garra, determinação, otimismo e um ideal maior que seu porte e que seu coração, filho de Pedro Rodrigues de Oliveira e Amélia Bartolomeu Pires, nasceu em Barra do Ribeirão Alegre aos dois de outubro de 1933. Aos oito anos iniciou os estudos na Escola Pereira Passos que funcionava onde é hoje o “BIG HOTEL”. Vinha a pé após ter auxiliado em todas as tarefas domésticas e rurais, como tirar leite, capinar e roçar. Os estudos de Música, iniciou-os aos dezoito anos na Sede da Lira Operária com o Professor Sebastião Ferreira, daí não parou mais de estudar. Vinha a noite, a cavalo, enfrentando frio e chuva, tendo ficado várias vezes esperando que se acalmassem tempestades para o retorno ao lar. Começou tocando Clarineta, depois passou para o Sax. Tem o domínio de todos os instrumentos. Casou-se em 1955 com Anézia Teixeira de Oliveira e teve cinco filhos legítimos e um adotivo, o único que o acompanha na Lira, toca Sax Alto e o pai se orgulha de seu desempenho dizendo: ele toca MUITO!!!
Seu dia começa bem cedo. Às cinco da manhã já está o Sr. Nilo saindo para a costumeira “Caminhada” e  duas vezes por semana joga pelada no Campo da Vista Alegre. Daí o preparo físico para acompanhar todas as Procissões da Coroa do Divino e fazer as célebres Alvoradas por todos os bairros da nossa amada cidade durante os festejos de agosto, até mesmo debaixo de chuva. O bem sucedido empresário às seis e meia já se encontra na RELOJOARIA SÃO JOSÉ, firma fundada em 1960, onde se encontra serviço garantido e um ourives capaz de produzir as mais encantadoras joias. Fecha o estabelecimento às dezoito horas e trinta minutos e às dezenove chega à Sede para ministrar aulas ou ensaio, todas as noites (segundas, terças, quintas e sextas, aulas e às quartas e sábados, ensaios). As aulas são gratuitas. Pensou que seu Domingo é livre? É raro que seja, pois este jovem de quase oitenta e um anos, está sempre animando as festas de toda a redondeza, levando a todos a alegria que lhe é peculiar com seu sorriso aberto e franco. Este homem de FÉ, é Cursilhista, fez Curso de Igreja, Jornada Cristã e frequenta a Paróquia de Bom Jesus do Norte, no Estado do Espírito Santo.
Organização total, sem retoques, tudo perfeito. O maestro mantém a documentação em dia, faz matrículas, ministra aulas, faz chamada e a cada apresentação o componente da Banda tem que assinar o ponto. Quanto dinamismo! Exemplo para todos nós. ESTE SIM, FAZ A DIFERENÇA!!! Deus Nosso Senhor o fortaleça plenificando-o de saúde e paz para que continue firme e vibrante acompanhando as Procissões da Coroa, fazendo as Alvoradas, as Retretas nas Praças, espalhando vida e alegria por onde passa, com suas marchas, dobrados e peças do Cancioneiro, por muitos e muitos anos. PARABÉNS, NILO RODRIGUES DE OLIVEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário