quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ENTRE O BEM E O MAL (Publicado no JORNAL - O NORTE FLUMINENSE - 14 de janeiro de 2015)

ENTRE O BEM E O MAL
                                                                                        Vera Maria Viana Borges
                   Estamos diante de um novo ano, confiantes, com o coração agradecido, com grande expectativa  e o compromisso de colocar todo o nosso vigor e energia a serviço do bem e da paz. A tecnologia e as redes sociais aumentaram o poder do ser humano sobre o mundo, porém os valores morais e espirituais não desenvolveram no mesmo ritmo, resultando no desequilíbrio e na desintegração que marcam a sociedade dos dias atuais. O conhecimento dos “chips” colocou a humanidade numa nova era e a mudança foi tão rápida e vertiginosa que as consequências são imprevisíveis. As máquinas estão substituindo a família. Muitas vezes dentro da própria casa os familiares se comunicam pelo celular. O hábito de fazer as refeições juntos, de rir e conversar à mesa já não é comum em todos os lares. Em tudo há um lado bom e um lado mau, somos integrantes de uma civilização moderna e cabe a nós saber usufruir das benesses da modernidade sem permitir a mudança de nossos valores morais e éticos. O diálogo, o olho no olho e a ternura das famílias têm que ser preservados. Desejamos um ano maravilhoso, cheio de esperança, de fé e de amor, que siga de forma ordenada e assim sendo possamos recuperar o sentido da VIDA. 
                   O dia e a noite, o sol e a lua, a chuva e a seca, a calma e a pressa, o silêncio e o barulho, o frio e o calor, a vida e a morte, o  bom e o mau, o bem e o mal, nos acompanham ao longo da jornada. Usando estes contrastes que a vida nos impõe, lembrei-me de PECADO E VIRTUDE, belíssimo, inteligente e enriquecedor texto do escritor mineiro Paulo Mendes Campos que nasceu em Belo Horizonte, no dia 28 de fevereiro de 1922 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1° de julho de 1991. O cenário era o pátio do Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo. Anoitecia e um garoto do internato sai de seus aposentos em direção à sala de estudos quando ouve um barulho de água. Uma torneira havia ficado aberta.O menino vai até lá para fechá-la e no lusco-fusco da noite, vê o vulto do Padre Diretor e de um professor. Todas as noites havia reza na capela, com bênção do Santíssimo seguida de pequena prática. Naquela homilia o Padre Diretor resolveu contar dois episódios que ilustravam dois fatos diferentes e opostos, insistindo que pela semente se conhece a árvore que produz bons ou maus frutos. No primeiro episódio, pela manhã, viu que uma das árvores do pátio havia sido entalhada a canivete com um nome de mulher. Um dos alunos havia maltratado a planta e se preocupava com coisas fúteis e levianas e se revelava portanto mau e pecaminoso. O menino ficou quieto no seu canto e se enquadrou entre os maus e pecadores. No segundo episódio ele relatou sobre o bem, a virtude e o coração generoso, de alguém com um futuro brilhante. Teceu os mais efusivos e belos elogios àquele que atravessara o pátio para fechar uma torneira: menino de alma pura, de bons princípios, um exemplo ao resto do corpo discente. O Padre não poderia imaginar que um dos alunos ali chegava  a uma grave conclusão: o homem é Bom e Mau. O diretor jamais poderia conceber que apenas um daqueles alunos era personagem das duas histórias e que o DEMÔNIO e o ANJO eram o mesmo educando.  
              Em toda história há os dois lados . É muito difícil ser bom o tempo inteiro, ainda não atingimos o estágio de ser infinitamente bons, acho que isto só será possível no céu. Somos apenas relativamente bons. Sei que falhamos muito, somos falhos por natureza, e no entender de José Saramago “cada um de nós é este pouco e este muito, esta bondade e esta maldade, esta paz e esta guerra, revolta e mansidão”. Li certa vez que dentro de nós há dois animais, um violento furioso e feroz, o outro sereno, manso e pacífico. A qual dos dois se deve alimentar? Como compreender a natureza humana do bem e do mal? Ações maléficas e benéficas são inerentes a todos nós, cabe a cada um alimentar aquele animal mais calmo que vive em seu interior. É imprescindível ter bom senso. Quantas vezes nos pegamos fazendo coisas detestáveis? Temos que empregar todas as nossas forças, a nossa energia máxima para sermos bons. Devemos para tal, conviver com pessoas do Bem, ler algo edificante, escutar inspiradoras canções e aumentar a nossa FÉ, tentando ser melhores para nós e para os outros. Não existe o Bom ou o Mau de plantão, movemo-nos da bondade à maldade, isto faz parte da vida. Ainda bem que as pessoas boas são a maioria e que o Bem está além do Mal. A maldade do Homem é bestial mas existem pessoas tão maravilhosas, boas e pacíficas que mais parecem ANJOS.
              Dizia Santo Agostinho: “O mal é a ausência do bem, da mesma maneira que as trevas são a ausência da luz.” Eu percebo que os maus são indivíduos detestáveis, abomináveis, insuportáveis, porém eles são assustadores, valentes e em consequência todos lhes obedecem. As pessoas boas são muito queridas e amadas por todos, mas muitas e muitas vezes percebemos que elas são vítimas de exploração como resultado de sua  boa-fé. Shakespeare declarou com firmeza: “Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso.” Acho que justifica, talvez,  uma estranha postagem no FACEBOOK que dizia:”Querido papai-noel, nunca te pedi nada, mas neste ano vou pedir, por favor, quero deixar de ser trouxa.”
          Oscar Wilde nos afirma: “É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas.” O Marquês de Maricá nos previne: “O mal ou o bem que fazemos aos outros reverte sobre nós.”
              Não devemos ficar somente nos propósitos que fazemos nos finais e inícios de cada ano, como a dieta que só começa na segunda-feira ou os exercícios físicos que adiamos constantemente. Já que vivemos entre o BEM e o MAL, urge que sejamos melhores, mudando nossos hábitos e a nossa maneira de viver. É essencial uma mudança radical de vida, permitindo que o BEM sobrepuje o Mal dentro de nós e vivamos de maneira mais positiva para que sejamos novas criaturas, à imagem e semelhança de DEUS! 
                FELIZ 2015!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário