terça-feira, 15 de janeiro de 2019

AÇÃO DE GRAÇAS (Publicado no Jornal O NORTE FLUMINENSE - 29 de novembro de 2018)

AÇÃO DE GRAÇAS
                                                                                                Vera Maria Viana Borges
       O Tempo não para (não é fake, é fato) e ele está indo rápido demais, célere ele corre. E, sabe quando ele vai parar? No dia de São Nunca! São Nunca é aquele santo fictício, utilizado na expressão que é uma locução adverbial de tempo, muito usada quando alguém quer se referir a um acontecimento que é impossível acontecer, assim como “quando os porcos voarem”, “quando as galinhas tiverem dentes” ou “nem que a vaca tussa”. Poderíamos atribuir o “seu dia” ao PRIMEIRO DE NOVEMBRO quando se celebra o Dia de Todos os Santos.  Ágil, desenvolto ele segue como nos revelam os belos versos da linda canção “Trem-bala”, da cantora e compositora brasileira Ana Vilela. A música é considerada um verdadeiro fenômeno da internet e foi regravada por várias personalidades de grande visibilidade, como Luan Santana, Padre Fábio de Melo e outros. Ana Vilela assim finaliza a sua esplêndida poesia: “Segura teu filho no colo/ Sorria e abrace teus pais/ Enquanto estão aqui/ Que a vida é trem-bala, parceiro/ E a gente é só passageiro prestes a partir.” Não sabemos a hora e é por isso que a Bíblia nos instrui: “Vigiai e permanecei firmes na fé! (1 Coríntios 16,13) 
        Ninguém fica para semente. Triste realidade! Novembro inicia com TODOS OS SANTOS e no segundo dia lembramos os nossos falecidos. O fato é que nascemos e temos tempo de validade. Com o nascimento começa a viagem com destino ao fim. E ainda há os apressados que ficam ansiosos para que cheguem os Feriados, o Natal e as Férias. O melhor é saborear cada dia, sem pressa, curtir o grande presente de Deus que é a VIDA, porque cada minuto vivido é menos um na contabilidade de Deus, pois se morre a cada segundo que passa. A comemoração de Finados leva milhares de pessoas aos Cemitérios que vão chorar a saudade de familiares e amigos que partiram há muito ou recentemente e outros vão recordar e prestar homenagem aos mortos e rezar por eles. A oração estimula nossa união àqueles que já estão na eternidade e a fé na RESSUREIÇÃO é fortalecida. A vida, a morte e a ressurreição de Jesus são as provas mais expressivas desse episódio. A meta principal de nossa vida não é simplesmente caminhar para a morte, pois a maior certeza é que do pó viemos e ao pó voltaremos, mas buscamos  o Caminho, a Verdade e a Vida, caminhamos rumo à plenitude. O mais sensato é viver na fé e no amor pois nossa meta de vida é a Ressurreição com Cristo. Falando de novo em “TEMPO” vejo que nele há um tanto de ETERNIDADE e no que se finda, no FINITO, há outro tanto de INFINITO. Mesmo após compreendermos todo este processo, sabendo que isto aqui é apenas uma passagem, perdemos tanto tempo com picuinhas, com bobagens e com coisas insignificantes. No futuro quando olharmos para trás, lá terá ido a vida inteira, queiramos ou não. Sejamos mais moderados porque as atitudes são mais importante que os fatos. Há um pensamento do qual desconheço o autor que diz: “Qualquer fato que enfrentamos, por mais penoso que seja, mesmo que pareça irremediável, não será importante como nossas atitudes para com ele. Por outro lado a oração e a fé podem modificar ou dominar inteiramente um fato”.
                  Maravilhoso mesmo é curtir os melhores momentos e ser feliz. Vivamos cercados apenas de pessoas positivas,  fazendo tudo aquilo que nos faz sorrir, buscando a felicidade que vem do Altíssimo. E nossa palavra de ordem seja: GRATIDÃO! O sentimento de gratidão é muito belo. É felicíssimo quem consegue dizer de coração aberto “obrigado, muito obrigado”. Agradecer pelo que somos, filhos de Deus tão amados, amados também por nossos familiares e amigos. Agradecer até mesmo as mais simples coisas. Quem é capaz de distribuir sorrisos, estender a mão, demostrar afeto, proferir palavras amáveis é feliz, receberá o sentimento de gratidão de muitas pessoas formando uma corrente do bem que produzirá felicidade, fazendo com que o meio em que vivemos seja esplendoroso e deslumbrante.
                      Façamos o bem, enquanto há tempo. Rendamos louvores e graças por tudo que TEMOS e principalmente pelo que SOMOS.

AÇÃO DE GRAÇAS
                                                                                        Vera Maria Viana Borges

                                        Pela vida, saúde, inteligência,
                                        Pelo corpo saudável, por falar,
                                        Por enxergar, andar, pela ciência,
                                        Por aborrecimentos, por amar.

                                        Pela fraqueza e angústia, por prudência,
                                        Por planos arrojados, por pensar.
                                        Pelo Teu Reino e Tua Complacência
                                        E possibilidade de sonhar.

                                        Pela água, pelo pão, pelo agasalho,
                                        Pela casa, pais, filhos, pelo irmão,
                                        Por tudo que nos dás, pelo trabalho.

                                        Pelas mãos que semeiam com ardor!
                                        Postas, rendem-Te graças, oração
                                        Agradecendo a Ti, ternura e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário