terça-feira, 9 de julho de 2019

DEZ ANOS DE MUITAS GRAÇAS (Publicado no Jornal O NORTE FLUMINENSE - 26-05-2019)

DEZ ANOS DE MUITAS GRAÇAS               
                                                                                               Vera Maria Viana Borges
          Há exatamente dez anos estávamos em festa. Comemorando a nossa Padroeira, fomos agraciados com tão linda, majestosa e sublime Capela, generosidade do talentoso RAUL TRAVASSOS, nosso Artista Maior, orgulho de nossa terra. Foram fortes as emoções naquele momento. Tudo demasiadamente belo. O magnânimo gesto só poderia mesmo ter nascido do querido Raul, pessoa tão especial aos nossos olhos, e, tenho certeza, principalmente aos olhos de Deus, este cristão consciente, confiante, unido à sensibilidade do artista do mais alto quilate que evidencia sempre o amor a Deus, à família e a esta tão amada terra. Ganhamos nós, ganhou a nossa adorada Bom Jesus. Momento esplendoroso! 13 de maio de 2009, dia de fatos e lembranças jamais apagáveis das memórias e dos corações. 
          Nas festividades dos dez anos da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Bom Jesus do Itabapoana, do dia 04 a 13 de abril de 2019, estivemos reunidos  para a reza do Santo Terço,  Ladainha, Novena e Santa Missa, a cada dia celebrada por um sacerdote convidado. Para o encerramento fomos agraciados com a presença do Padre Rogério Cabral Caetano e com uma bela, significativa e emocionante “COROAÇÃO”. Para o encerramento, foi conduzido ao altar um lindo BOLO COMEMORATIVO, quando cantamos os PARABÉNS, pela feliz década, repleta de muitas graças. 
          Na SAGRAÇÃO do ALTAR da CAPELA em 2009,  participaram o então Bispo, Dom Roberto Guimarães, Monsenhor Paulo Pedro Seródio Garcia,  Padre Rogério Cabral Caetano, Padre Vicente Osmar Batista Coelho, Padre Fábio de Melo, Padre Leandro Chaves, Religiosas, Raul Travassos e Família, Autoridades, Visitantes e Paroquianos.
              Nossa história se iniciou em 1997,  quando Padre José Thomaz Vallanattu, sentindo necessidade de uma maior aproximação dos fiéis à Santa Eucaristia e para o crescimento da paróquia nos Trabalhos, na Fé e no Amor ao próximo, decidiu criar três capelas, sendo uma no Bairro Asa Branca, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, outra no morro que segue à Rua Ismênia Campos, Capela de Nossa Senhora das Graças e a terceira em nossa Comunidade (Bairro Oscar Campos e Bairro Novo). Logo nas primeiras reuniões o Padre pediu que se escolhesse uma Padroeira e unanimemente se decidiu por NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Ele construiu ao mesmo tempo as Capelas de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças. Como não tínhamos o terreno para iniciarmos a Nossa Construção, as Coletas e toda a verba gerada com bingos e outros movimentos eram direcionadas para a construção da Capela de Nossa de Senhora das Graças.
            A primeira Missa foi celebrada na residência de Maria do Carmo Glória de Almeida Soares e José Soares Calheiro Filho celebrada por Padre José. A cada mês crescia o número de presenças, eram feitas atas com assinatura de todos os presentes, tudo registrado com fotos de altares, coroações e demais eventos. Na 12ª Missa, no  dia 21 de maio de 1998 foi realizada uma linda Coroação de Nossa Senhora, ocasião em que foi entregue a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, doada pela Senhora Dalva de Sá Viana Glória, mãe da Margarida, Maristela e Ângela. A partir de 10 de junho de 1998, com a mudança da Maria do Carmo (Dudu) e José e o retorno da sua irmã Margarida Maria Almeida Soares Borges, esta abraçou a causa. Formou-se um Coral e em sua residência foram celebradas missas até o dia 20 de dezembro de 2000. De 2001 até o dia 12 de maio de 2009, a Comunidade foi acolhida pelo casal Djalma Mineli de Almeida e Amelina Alves de Almeida na Escola Trenzinho da Alegria. Raul tendo construído a majestosa Capela, o então Pároco, Padre Rogério, sugeriu que ele acolhesse a nossa comunidade. Assim foi feito e ele é alma, coração, pulmão e voz de todos nós. Seu vozeirão ecoa lindamente nos cânticos, na reza do terço, na ladainha e na novena. Seu entusiasmo nos emociona nas Coroações e demais cerimônias.
               Durante todos estes anos foram vários os sacerdotes que nos assistiram. E, hoje nos quedamos agradecidos a todos eles, missionários de Cristo, mensageiros da Paz, conselheiros seguros nos pequenos e grandes problemas que a cada passo surgiam em nossa caminhada. Nossos agradecimentos e nossa gratidão a estas generosas famílias e a estes abnegados Sacerdotes que deram incentivo e prosseguimento à árdua missão que lhes foi confiada. Que Deus, Nosso Senhor, possa recompensar a cada um destes beneméritos pelo muito que fizeram.
                  Tudo é graça! Tudo é motivo de gratidão! Rogamos ao Pai Celeste, a Jesus e sua Santa Mãe para que iluminem sempre o  caminho do Raul, cobrindo-o de copiosas bênçãos. Para ele escrevi “CASA DE MARIA” , um modesto Soneto, feito de coração, muito aquém do que ele merece diante da nobreza  de suas atitudes.
                                                       
                                                            CASA DE MARIA
                                                                                        Vera Maria Viana Borges

                                        Inspiração Divina, fiel luzeiro
Fulgurando-lhe a alma, ao Céu se apega...
O Bom Deus é o Sublime Timoneiro
Da embarcação que o Bom Raul navega.

À Virgem Mãe, solerte o marinheiro
Destemido e feliz a orar se pega,
Vencendo chuva, sol, vento traiçoeiro,
Somente a Fé e o Amor ele carrega.

A Deus, o pensamento sempre em prece,
Ele edifica a "Casa de Maria"
E a Bom Jesus com um grande Bem premia.

Gesto grandioso que jamais se esquece,
Transbordante de Luz, eis a Vitória
Para sempre gravada em nossa História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário